O aumento de secreção brônquica é um dos maiores desafios para o trabalho do fisioterapeuta. A sua diminuição implica na melhora de troca gasosa e diminuição de parâmetros ventilatórios, que consequentemente irá facilitar o desmame do ventilador. Contudo existem vários fatores que iram influênciar diretamente todo esse processo. Antibióticoterapia, para combater o agente causal da infecção e manobras de higiene brônquica que sabidamente iram influênciar alterações nas características físicas do muco.

Leia o artigo científico abaixo sobre propriedades reológicas do muco e fisioterapia respiratória:

Em uma de linhas pesquisas encontrei um outro artigo científico, bastante interessante sobre em quais condições ocorre o transporte do muco. O autor mostra através de um modelo duas condições de transporte do muco: uma fisiológica , que seria a condição ideal e uma outra quando se tem uma patologia qualquer que provoque o aumento do muco. Acabei fazendo um vídeo sobre esse modelo. Assita a vídeo aula.


Neste contexto sabe-se que as manobras de higiene bronquica (MHB) são aliados da terapia no combate ao aumento de secreção. Para entender de forma mais técnica o que é MHB e qual seu mecanismo fisiológico de ação, ouça o podcast abaixo:

Parte 1

Resumidamente o muco possui características reológicas (físico-química) que sofrem alteração durante as MHB. Que age principalmente na fase expiatória. Mais Detalhes ouça o podcast abaixo.


Espero ter ajudado, e não esqueça, estude em qualquer lugar, a qualquer hora, quantas vezes quizer. Acesse também: Youtube: www.youtube.com/user/dudu28educa
soundcloud/PODCAST: www.soundcloud.com/dudu13