Ventilação Mecânica ou Suporte Ventilatório
Este equipamento salva vidas. E mais ainda, sua utilização de forma otimizada salva mais ainda.Fazendo uma analogia pode-se dizer que não adianta nada você ter uma Ferrari na garagem se você não sabe dirigir. Não adianta ter o mais moderno equipamento de ventilação mecânica, com gráficos, dados de complacência, auto-peep e tudo mais se você não sabe usar esses dados para diminuir o tempo do doente na ventilação mecânica. Para tanto, será abordado esse assunto em três grandes pilares: conceitos básicos de mecânica ventilatória, ajustes no ventilador e ventilação mecânica aplicada. Neste post, será abordado apenas os conceitos básicos.

Conceitos Básicos

Inicialmente tem-se que entender os conceitos: pressão do circuito do ventilador e pressão x volume do sistema respiratório

PRESSÃO DO CIRCUITO DO VENTILADOR

Um motor elétrico (1), movido por um compressor gera um gás em alta pressão, que comprime um fole (4) dentro de uma câmara e movimenta esse gás pelo circuito inspiratório até a via aérea do paciente (5). Enquanto, a válvula expiratória está fechada (2). Essa pressão é monitorizado por um manômetro (aparelho especifico para monitorização de pressão), que durante a fase inspiraratória aumenta subitamente em relação a fase expiratória.

Fonte: Pilbeam’s Mechanical Ventilacion: Physiological and Clinical Applications

Depois que foi realizada a entrega de ar na fase inspiratória, o motor elétrico e o compressor (1) param de gerar fluxo de ar no sentido da compressão do fole (4) e inicia-se a fase expiatória (5). O fole passa a ser descomprimido. Durante esta fase ocorre a abertura da válvula de saída do ar (3).

Fonte: Pilbeam’s Mechanical Ventilacion: Physiological and Clinical Applications

Portanto no ventilador modelo Inter 5 plus (imagem abaixo), a primeiro sequência de luzes verdes que ascendem até um valor predefinido e apagam também até um valor predefinido. Ocorrem conforme explicação acima.


Fonte: próprio autor
Essas pressões geradas pelo ventilador iram insuflar o pulmão do paciente.


Fonte: Pilbeam’s Mechanical Ventilacion: Physiological and Clinical Applications

No sistema respiratório o aumento de volume irá provocar aumento de pressão, como podemos observar no gráfico abaixo.


Para mais informações ouça o podcast:


Espero ter ajudado, e não esqueça, estude em qualquer lugar, a qualquer hora, quantas vezes quizer. Acesse também:
soundcloud/PODCAST: www.soundcloud.com/dudu13