O talamo é uma fantástica estrutura capaz de filtrar impulsos provenientes de diferentes regiões do corpo e direcionar para o cortes específico onde será processado um determinado estímulo.
A seguir no podcast será explicado essa integração referente a execução de movimentos. Digo, referente a VIA AFEERENTE. Antes, baixe a imagem abaixo e acompanhe o podcast. Ficará muito mais fácil.







Resumidamente

Regulação central da motricidade - A regulação central da motricidade pode ser simplificadamente imaginada da seguinte maneira: impulsos motores originam-se no sistema límbico e são transmitidos para o córtex de associação que processa o esborço do movimento e os transmite não só para o córtex motor mas também para os núcleos da base e cerebelo. Os núcleos da base modulam os impulsos inibindo ou estimulando-os, o cerebelo faz o ajuste fino do esborço de movimento. Ambos projetam-se para o tálamo que transmite os impulsos motores para o córtex motor e este através da via cortico-espinhal e dependendo do caso também das vias extra piramidais ativam os neurônios motores na medula e assim desencadeia movimentos concretos e voluntários.
TREPEL, Martin. Neuroanatomia, estrutura e função. Thieme Revinter; 2ª edição.2005





🎓Obrigado por me seguir. Estude em qualquer lugar, a qualquer momento, quantas vezes você quiser.👈