A relação PaO2/FiO2 ou também chamado de índice de oxigenão é bastante útil para como cálculo e avaliação da troca gasosa á beira do leito. Considerando que o resultado deste cálculo representa a eficiência do sistema respiratório, digo, membrana alvéolo-capilar em realizar a troca gasosa, podemos considerar que o valor de PaO2 é diretamente proporcional a troca gasosa. Ou seja quanto MAIOR a PaO2, mais eficiente será a troca gasosa.
E podemos considerar que o valor de FiO2 é inversamente proprorcional a troca gasosa.E portanto valores ALTOS de FiO2 provocam diminuição da eficiência da troca gasosa.
O ideal então, é que possamos gerar um ambiente para o doente onde ele tenha sempre uma PaO2ALTA para a MENORFiO2 possível.
Exemplo
gasometria
Valor
PaO2
145
FiO2
25%
resultado
x100 = 580
Em indivíduos normais deve exceder a 300.
Valores entre 200 á 300 sugerem hipoxemia resultante de dístúrbios ventilação-perfusão, enquanto valores abaixo de 100 indicam a presença de shunt pulmonar elevado, associado geralmente a patologia SARA (síndrome da angústia respiratória no adulto).
Para mais detalhes sobre SHUNT e como realizar o cálculo da relação PaO2/FiO2, assita os vídeos abaixo.
Meu nome é Eduardo Andrade Gonçalves, sou Educador Físico com especialização em Ciências e Técnicas da Natação e Voleibol, Fisioterapeuta com especialização em Fisioterapia Cardiorespiratória e Fisioterapia em Traumatologia e Ortopedia, Mestre pelo CITA (Centro de Inovação Tecnológica da Amazônia), professor universitário e um apaixonado por tecnologia.
Este site visa disseminar conteúdo educacional relacionado a saúde, fisioterapia cardiorespiratória e Fisioterapia esportiva.