Fisioterapia_UTI.Notas sobre gasometria



A foto publicada neste post diz respeito ao exame de gasometria. Dependendo do aparelho, marca e modelo, pode vir acompanhado de diversas siglas que por vezes podem confundir na hora de analisar este exame.
A gasometria é um exame muito comum nas unidades de terapia intensiva (UTI). Algumas UTI’s possuem o equipamento que fazem a análise do sangue coletado dos pacientes para posterior interpretação é tomada de conduta. Após a análise feita pelo equipamento é imprimido o exame pelo próprio equipamento conforme mostrado na foto deste post. Neste caso o exame nos trás os principais itens de uma gasometria: pH, PCO2, PO2, HCO3, BE e SO2. Contudo aparecem muitos símbolos acompanhando os itens acima. pH, PCO2 e PO2 utilizar os valores corrigidos pela temperatura. Em alguns casos aparece a letra “c" e em outros as iniciais “ct" antes dos ítens. Significa “concentração" e “concentração total", respectivamente.
O HCO3 aparece acompanhado dos seguintes símbolos :

cHCO3 (P ou aP) — concentração no plasma do sangue. Isso é calculado com base nos valores de pCO2 e pH. O “P" significa um símbolo sistemático para análise do sangue arterial.


Valores de referência
adulto

Homem: 24–31 mmol/L

Mulher: 22–31 mmol/L


cHCO3 (Ps, t ) - diz respeito a concentração padrão dos íons bicarbonato no plasma sanguíneo. Este símbolo “P,st" significa a concentração de HCO3 no plasma, equilibrado com a mistura de gás pCO2 = 40 mmHg á pCO2 = 100 mmHg á uma temperatura de 37ºC.

Valores de Referência
adulto
Homem: 22.5-26.9 mmol/L
Mulher: 21.8-26.2 mmol/L

cBase (B) - O excesso de base atual é a concentração de base no sangue quando este assume o comportamento de uma base ou de um ácido, em condições padrão de um pH de 7,40, pCO2 de 40 mmHg, á uma temperatura de 37ºC, com saturação de oxigênio atual. O “B", é o símbolo sistemático referente a esta descrição.

Valores de Referência
adulto
Homem: - 2,7 á + 2,5 mmol/L
Mulher: -3,4 á + 1,4 mmol/L

cBase (Ecf) - As iniciais “Ecf" significa compartimento do fluído extracelular. Isto se refere a um modelo de fluído extracelular, onde uma parte do sangue é diluída em 2 outras partes no próprio plasma. Base-se um valor padrão de hemoglobina no fluïdo extracelular, incluindo o próprio sangue, que equivale a 3 mmol/L.

Valores de Referência
adulto
Homem: - 1,5 á + 3,0 mmol/L
Mulher: -3,0 á + 2,0 mmol/L

cBase (B,ox) - concentração de base titulável no sangue totalmente oxigenado. Valores de referência, utilizar o cBase (B).

cBase (Ecf,ox) - concentração de base titulável no no fluído extracelular no sangue totalmente oxigenado. Valores de referência, utilizar o cBase (Ecf).

Resumidamente, orienta-se a utilizar os valores corrigidos pela temperatura e aqueles que levam em consideração valores corrigidos com base no fluido extracelular e sangue oxigenado. Haja, vista que sofrem influência direta destes. E portanto, será muito mais fidedigno o resultado final.